SOBRE A MARCA

 

MARINA SALEME

Nascida em São Paulo e formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, Marina tem uma carreira sólida e estabelecida no mundo das artes: expõe desde 1992 regularmente em galerias, e museus. É representada pela galeria Luisa Strina desde 1994.

Filha de um industrial do ramo têxtil, morou em Americana quando pequena, e cresceu no meio de rolos coloridos de fios na tecelagem, cartelas de cores, amostras de estampas, padronagens, variações.

Apaixonada por panos e estampas começou a estampar para suprir uma falta que sentia no mercado brasileiro, como consumidora, de estampas que gostasse em tecidos naturais. E assim, quase como uma brincadeira, começou a estampar para produzir as suas próprias roupas, uma produção já industrial, mas com escala "caseira".

Como esta não era sua área primária de atuação, se cercou dos melhores fornecedores de seda e das melhores estamparias digitais do Brasil, para não ter problemas com qualidade, uma vez que não saberia identificá-los e nem resolvê-los.

O processo de Marina Saleme é manual, os prints são pintados à mão; acompanha o rapport e depois vão para a estamparia digital.

São roupas atemporais e feitas com tecidos nobres e duráveis podem ser usadas hoje e daqui a 10 anos, na linha contrária ao fast-fashion, prezando o consumo consciente e a diminuição de lixo têxtil.

“Procuro fazer peças que fiquem interessantes em qualquer mulher independente da idade, peso, do clima e que possam ser usadas de diversas maneiras, quer na praia, na cidade, à tarde ou à noite, num jantar, festa ou casamento. Os tecidos escolhidos são na sua maioria 100% naturais ou de bio-decomposição ecológica." Os fornecedores possuem Selo Verde, e toda as peças feitas a mão no Brasil.

Coerentemente à esta linha, Marina não trabalha com "coleções". As estampas vão acontecendo no seu tempo, sem pressão alguma de mercado, de entrega, de tendência, de ''estação'' e moda. Isto posto, também não há liquidação visto que a peça não virou descartavel em 4 meses. Assim sendo, com calma, muito critério e cuidado, e compromisso apenas com a qualidade, as peças vão surgindo no seu tempo tornando possível esta atividade "anexa" ao seu ateliê de pintura, com muita alegria.